Dicas da Tia: League of Legends – básico

Olá amigos do 1PGames. Antes de tudo deixe-me apresentar à vocês. Meu nome é Bruce (Tá, meu nome de verdade é Flávio, mas ninguém me chama assim aqui nas internets) e faço parte da equipe do Minha Tia Joga LoL, um blog onde falamos sobre uma série de coisas do jogo League of Legends: mecânicas de jogo, guias, campeonatos, lore, cosplays, fanarts e uma zoeira só pra manter a forma.

À partir de hoje, toda quarta feira e sexta feira, nós da equipe vamos postar algo bem supimpa sobre League of Legends aqui no 1PGames.

League-of-Legends-logo1

Mas talvez você, nobre leitor, não seja muito familiar à essa arte. Pensando nisso resolvi escrever uma espécie de guia introdutório para quem gostaria de se aventurar por essas terras, mas tem alguma dúvida ou receio de ser uma experiencia traumática ao invés de divertida. Se você já joga provavelmente não vou dizer nada de novo, mas sinta-se convidado a dar mais sugestões. Então vamos lá!

“Jogo Instalado, dá o play macaco!”

Bom, quando você entrar na primeira vez, o jogo vai sugerir que você faça dois tutoriais – um bem básico te mostrando as mecânicas essenciais: subir nível de habilidades, compra de ítens e objetivos primários do jogo. Já o segundo se passa no mapa Summoners Rift, o mapa “clássico” do jogo. Lá serão passadas mais mecânicas, desde a tela de seleção até suas interações com aliados e oponentes.

Screen03

Você provavelmente vai ouvir falar de umas coisas chamadas Runas e Página de Talentos. No começo não se preocupe com isso. Essas configurações vão variar de acordo com o estilo do campeão que você jogar em cada partida. Você vai ter bastante tempo para ver com calma o que elas fazem e ir assimilando os beneficios que pode conseguir. Quando sua conta estiver lá pelo nivel 20 (o máximo é 30) é um bom momento pra levá-las mais a sério.

“Meu Deus, pra que tudo isso de personagem?”

Atualmente LoL tem 116 personagens. Muito mais que qualquer Marvel VS Capcom ou The King of Fighters. Isso pode ser bem assustador no começo, mas muita calma nessa hora. Existem campeões de todos os tipos: tanques, suportes, guerreiros, assassinos, magos e atiradores. Então seria bom começar por algum que siga mais o seu estilo.

image_1377570739076

Falando nisso, começar jogando contra bots não é vergonha nenhuma. Vá testando tudo que puder sem medo de ser feliz. Mesmo que você perca as primeiras, o importante é a experiência.

“Mid, top, adc, metagame, WHAT?”

Existe um negócio chamado metagame. Isso seria uma espécie de “esquema tático” do jogo, onde o time é composto por uma formação específica: atirador (adc) e suporte na parte de baixo do mapa (bot), um mago/assassino no meio (mid), um lutador no top e um quinto personagem na jungle, que fica pelo mapa matando os monstros neutros e que pode aparecer para emboscar algum inimigo (também chamado de gank). O cargo de tanque fica entre suporte, top ou jungle, dependendo da composição do time.

league_of_legends

A menos que você jogue com um time fechado com amigos e queira inventar algo diferente, essa vai ser a composição do time na maioria dos casos. Então procure entender o que faz cada posição e relacione isso com os personagens que você goste de jogar. Depois que estiver mais experiente você consegue até adaptar um personagem de um tipo em alguma outra posição.

“Somos.. um… time?”

LoL é um jogo de equipe. Portanto a comunicação com outras pessoas faz parte de cada partida. Você não precisa virar melhor amigo de todo mundo ali. Mas os 5 tem um objetivo em comum então seria bom que todos cooperassem para isso.

Procure ser educado e evite descontar sua raiva no chat. Mas eventualmente algum outro colega de time pode não seguir essa filosofia e não parar de falar besteira no chat. Se você perceber que não tem como argumentar com a criatura, não pense duas vezes e de “mute” no cidadão (aperte TAB e clique no balãozinho que fica no final da linha do respectivo jogador).

x2tehd

Mas como passar as informações do jogo com alguém mutado? Eu respondo: Além do chat, o jogo tem um sistema de “pings” na tela usando o mouse mais as teclas Ctrl e Alt, que é MUITO UTIL. Informações como ordem pra recuar, marcar um alvo ou sinalizar um oponente desaparecido são dadas na velocidade de um clique e aparecem para todos os seus parceiros, mesmo os que você silenciou.

“E o que é essa Pré-temporada, será que perdi alguma coisa?”

Existe um grande cenário competitivo em League of Legends e cada ano é uma temporada, onde são realizados os principais campeonatos. Entre uma temporada e outra existe um intervalo onde grandes mudanças no jogo são feitas – balancemanto de ítens, mudanças no mapa e outras alterações de grande porte, como se fosse um capítulo novo.

O bom de começar nesse período é que você não será afetado pelos “vícios” das mecânicas da temporada passada. Mais pra frente em outros posts vamos detalhar melhor as mudanças para a próxima temporada – que no caso é a quarta.

Yorick_Splash_1

Tentei aqui escrever um manual introdutório para quem quiser começar não ficar perdido pelo tanto de informação. Nas próximas semanas vamos nos aprofundar mais no jogo, então se você está começando ou joga faz tempo fique de olho no que vem por ai. Um abraço a todos e até a próxima!

1PGames – O blog de games onde você é o primeiro controle 

A Staff do MTJL é um mix muito louco de publicitários, designers, programadores, um matemático e, claro, todos são grandes fãs de jogos. Nenhum canto de Runeterra está a salvo da exploração dessa turminha do barulho que chegou para agitar o 1PGames, no melhor estilo Sessão da Tarde. O Minha Tia Joga LoL é um site de entretenimento com foco em League of Legends, trazendo diariamente notícias, reviews e curiosidades em geral sobre o MOBA mais jogado no mundo, e posta aqui no 1PGames todas as quartas e sextas.

Tem algo a dizer? Manda ver!