Maestro! Jump in Music

Maestro! Jump in Music é um Jogo musical para Nintendo DS e iPhone que promete te tirar da mesmice de botões coloridos frenéticos vindo na sua direção, utilizando um simpático pássaro rosa e seus dotes musicais que vão além de acertar o click no botão!

maestro_216909b

Quando ganhei meu DS e fui procurar jogos, fiquei espantada com a quantidade de games para crianças, ainda mais quando voltado para o público feminino! Aí só tinha Barbie, Cachorrinhos, e um monte de coisa rosa. Logo, imaginem o meu grande preconceito ao encontrar o jogo Maestro! Jump in Music, começando pelo protagonista que é rosa!  Mas ele mereceu uma chance só pelo “sorriso Colgate” =D

Imagem de Amostra do You Tube

A Motivação

A história é um enredo de novela mexicana: Presto (nosso protagonista rosado com sorriso de “orelha a orelha”) era vizinho da aranha Staccato, em uma cidade onde todos adoravam música. Presto cantava, e Staccato tocava guitarra. Um dia passou em sua vizinhança uma linda passarinha (pássaro de gênero feminino, whatever…) chamada Bellisimo, e os dois começam a se galantear.

maestro-jump-in-music-arte-005

Bellisimo, que é um pássaro, se apaixona pelo personagem mais provável, que também é um pássaro. Mas apesar de ser uma atração óbvia, Staccato se enfurece porque também se apaixonou pela Bellisimo, e em um momento de ciumeira chiliquenta ele resolve soltar um “feitiço” onde todas as criaturas do mundo ficam mudas. Assim, sobra para nosso Maestro Presto procurar os sons perdidos e defender seu amor por Bellisimo!

02544316-photo-maestro-jump-in-music

A jogabilidade

Apesar da motivação ser um tanto fraca, ou no mínimo clichê, o jogo não deixa a desejar na parte principal que propõe: musicalidade. Esqueça toda a historinha boba de um pássaro apaixonado por uma donzela, se imagine simplesmente como um apaixonado por música.

Você não só tem que passar a caneta Stylus na hora certa e na orientação certa, você precisa sentir a música, precisa entrar em harmonia com o arranjo.  É como se estivesse tocando um instrumento de verdade: você precisa manter o ritmo e não errar muitas notas. Todos os movimentos que você faz com o Presto te resultam em uma nota musical, inclusive pegar os itens na tela, pular em pássaros e até estourar bolhas no tempo certo. O nível de dificuldade aumenta quando você tem milhares de coisas na tela que precisa estourar, dedilhar, pular, esquivar, dar um mortal carpado, tudo ao mesmo tempo pra manter os acordes.

Obrazek 1_41

Quando você acerta vários acordes seguidos, você ganha a companhia de seus amiguinhos passarinhos, que passam a te seguir pelo percurso musical. Esses passarinhos te dão pontos bônus no fim da música/da fase e servem de continue pra você caso você caia da corda em que anda durante as fases. Quando você erra muitas notas consecutivas, você acumula notas musicais más que passam a te seguir.  Depois de 6 notas vermelhas, você perde a fase, e recebe nota Z. Na maioria das fases, para passar é necessário apenas um B+ (e isso as vezes já é punk de conseguir).

sc_maestro07

 Além disso, temos um grande diferencial de jogos musicais: não temos só rock e pop! Logo na primeira frase, nos deparamos com Sir. Ludwig van Beethoven! E não, isso não deixa o jogo chato por parecer trilha sonora de um joguinho educativo! A lista de clássicos se estende: Antonin Dvořák, Wolfgang Amadeus MozartPyotr Tchaikovsky, Edvard GriegAntonio Lucio Vivaldi , Leonard Bernstein e Johannes Brahms. Todas as músicas nós já ouvimos, com toda a certeza, em algum episódio de Tom & Jerry ou em algum episódio de Looney Tunes (geralmente com o Pernalonga).

sc_maestro08

Mas não é só música clássica que nosso Presto conhece! Temos desde ópera (“Traditional song adapted for Georges Bizet’s Carmen” e “Eduardo di Capua – ‘O Sole Mio”), musicas dançantes (“Perren, Mizell et al.– ABC”,  “Michael Gore, Dean PitchfordFame”),  e até temas de filmes clássicos de Faroeste, como The Magnificent Seven (Leonard Bernstein) e The Good, the Bad and the Ugly (Ennio Morricone) .

Imagem de Amostra do You Tube

No geral, é um jogo que te motiva a se manter concentrado, faz você bater o pé no ritmo da música e fazer careta quando erra um acorde. Altamente recomendável jogar com fone de ouvido para aproveitar mais as trilhas muito bem inseridas na jornada do nosso sorridente Presto.

1PGames – O Blog de games onde você é o primeiro controle

Patrícia
Gamisticamente educada com um Mega Drive, onde a persistência e a força de vontade levavam a conquista de muitas argolas e a destruição de muitos robôs no Sonic. Classificada no nível gamer: retrô e assassina compulsiva de zumbis e apaixonada pela época que o continue era limitado, vencer tinha que ser na raça, cheats eram coisa de pato e fazer final sem internet e detonado é o que separava os homens dos meninos. Você me encontra onde houver sangue, zumbis ou um jogo de plataforma bonitinho.

Tem algo a dizer? Manda ver!