Go Indie: A importância das maratonas de criação de games no Brasil

Todos sabemos que maratonas — como as de desenvolvimento de softwares — visam incentivar a criatividade e pôr à prova a capacidade dos participantes. Nas maratonas de desenvolvimento de games não poderia ser diferente.

1P Games - SP Jam 2014

Para quem gosta do mercado independente brasileiro — leitores da coluna semanal Go Indie, com certeza, gostam —, existem alguns eventos já conhecidos dos gamers como o Super BR Jam, o SP Jam, o Global Game Jam (que também acontece no Brasil) e alguns menos conhecidos como o SBGames e o Jogos Ativos.

Mas você sabe qual a importância desse tipo de evento? Eles ainda não são levados a sério por grandes empresas patrocinadoras ou pelos próprios gamers, mas deveriam. É daqui que saem os grandes criadores e criativos.

Um lugar cheio de cabeças pensantes e que, ainda por cima, possuem conhecimento técnico de como finalizar um projeto não tem porque ser algo ruim. A limitação de tempo da maratona só faz com que o pontapé inicial seja dado.

Ao final do evento, podemos dizer que várias Demos serão criadas — e que, dependendo do feedback dos visitantes, poderão ser trabalhadas para virar algo ainda maior. O resultado disso? Um mercado brasileiro em constante crescimento e que futuramente terá ainda mais mão de obra qualificada para a criação de games AAA.

48 horas para desenvolver um game do zero. Acha que consegue?

Neste próximo final de semana, acontecerá o SP Jam, para desafiar os desenvolvedores paulistas. Eles terão 48 horas para desenvolver um game do zero diretamente do local — sim, eles vão dormir por lá mesmo!

Em 2014, o SP Jam terá 300 vagas para desenvolvedores mostrarem seu talento e impressionarem os visitantes do evento. Tudo começará na sexta-feira (29) e terá fim no domingo (31), no campus Marquês de Paranaguá da PUC, em São Paulo.

O evento, realizado pela Vortex Game Studios, visa incentivar o desenvolvimento de games e trazer o mundo independente brasileiro mais próximo ao público. Assim que cada participante terminar seu projeto, ele estará disponível para os visitantes jogarem e darem o feedback cara a cara com o idealizador do game.

Você, gamer, está sendo recrutado por este que vos fala — e que estará lá — a comparecer e apoiar os criadores que vão dar a cara a tapa com a intenção de crescer o universo indie brazuca. Compareça!

1P Games - SP Jam 2014

SP Jam 2014

Data: 29/08 à 31/08
Local: PUC-SP – Campus Marquês de Paranaguá
Endereço: Rua Marquês de Paranaguá, 111 – Consolação – São Paulo
Preço: R$ 40,00
Total de vagas: 300
Informações e inscrições: acesse o site da SP Jam 2014

 

1PGames – O blog de games onde você é o primeiro controle

Dayan Valente
Viciado em games e em música, vive se aventurando pelos jogos de computador. Sempre aumentando sua biblioteca do Steam, não consegue parar de comprar jogos de tiro e RPGs medievais.

Tem algo a dizer? Manda ver!