Go Indie: Depression Quest, um game cheio de polêmicas

Há pouco tempo atrás, um game independente surgiu chamando a atenção na Europa por seu tema principal: a depressão. Muitos jogos já falaram disso, mas o modo como foi apresentado em Depression Quest é marcante, por ser um text-based game. Pronto para mais um Go Indie?

O jogo tem uma história riquíssima e uma trilha sonora simples — apenas algumas notas de piano —, mas que faz você imergir dentro da história. Em alguns momentos você notará que está triste de verdade, tamanha imersão causada pela criadora do game: Zoe Quinn.

Inicialmente lançado como um browser game, Depression Quest foi incluído no Steam Greenlight e removido por Zoe por todos os emails recebidos com críticas fortes — que você entenderá mais abaixo. Após diversos feedbacks positivos dos jogadores, ela voltou a incluir na plataforma da Valve. Então, em agosto foi lançado oficialmente o game no Steam.

Rumores acabaram com a vida de Zoe Quinn

A mídia especializada em games deu depoimentos extremamente positivos sobre o jogo de Zoe e, com o tempo, o ódio dos gamers mais estúpidos começou a crescer. Em pouco tempo, surgiram rumores de que Quinn havia dormido com os jornalistas para conseguir as notas positivas em cada análise.

Sendo verdade ou não, tal assunto acabou com a vida de Zoe Quinn por muito tempo. Ela não parava de receber emails cheios de ódio, familiares começaram a ser ameaçados e ela mesma começou a receber visitas em sua casa.

1PGames Zoe Quinn Depression Quest

Tentamos falar com Quinn para falar sobre Depression Quest e sobre todo o acontecido, mas não recebemos nenhum tipo de resposta. A revista VICE entrevistou Quinn e viu o quanto a garota ficou abalada — por motivos óbvios. Isso fez com que a criadora entrasse em sua própria criação, ou seja, caiu em depressão e apenas com o tempo e se afastando do mundo de desenvolvimento de jogos independentes conseguiu focar novamente e se reerguer.

Esquecendo um pouco os rumores, Depression Quest é um text-based game super interessante que colocará você na pele de uma pessoa com depressão. Você terá que realizar diversas escolhas e vai passar por diferentes tipos de tratamento da doença. Como disse Patrick Klepek, do site Giant Bomb: “Não espere que o jogo seja divertido, assim como [o filme] ‘A Lista de Schindler‘ não é divertido”.

Se você quer testar Depression Quest e deseja conhecer um pouco mais sobre esta doença que atormenta boa parte da população mundial, você pode jogar no seu navegador ou pela Steam.

1PGames –  A melhor rede de conteúdo gamer do Brasil

Dayan Valente
Viciado em games e em música, vive se aventurando pelos jogos de computador. Sempre aumentando sua biblioteca do Steam, não consegue parar de comprar jogos de tiro e RPGs medievais.

Tem algo a dizer? Manda ver!