Especial League of Legends – Guia como jogar de Diana

Finalmente depois de alguns dias de espera, chegou o momento de começarmos o nosso Especial 1PGames Tutorial de Campeões do League of Legends! Este Especial servirá como guia para você aprender a jogar com campeões do League of Legends, ou, como fonte de dicas para aprimorar a experiência que você já tem. Lembrando que todas as orientações contidas nesse guia são baseadas na minha experiência de jogo, podendo ser interpretadas de formas diferentes ou contrária às opiniões de outros jogadores. Se você não chegou a ler a introdução do Especial, vale dar uma lida.

Todo jogador de League of Legends que se preze sabe que uma hora ou outra nós nos identificamos tanto com um campeão, que queremos passar hora e horas, partidas e mais partidas jogando só com ele, até sentirmos que estamos ficando realmente bons e que somos capazes de ganhar a lane ou carregar o jogo “sozinhos”. Por isso, eu não poderia começar esse Especial 1PGames Tutorial de Campeões do League of Legends se não fazendo um guia do meu campeão preferido:

Guia para jogar de Diana - League of Legends

Guia para jogar de Diana – League of Legends

Diana League of Legends – Características gerais

A Diana é um campeão melee (corpo-a-corpo) que possui habilidades com dano mágico (AP), sua rota principal é a Mid lane, mas em alguns casos pode ser usada também na Jungle ou na Top lane (menos usada). Como as suas habilidades normalmente a colocam perto do oponente, a Diana é prioritariamente considerada um campeão “lutador” ou “assassino”, e não necessariamente um “mago” como de costume na Mid lane.

Para ter uma visão mais consistente do papel da Diana dentro do jogo, é importante entender a diferença das classificações “lutador” e “assassino”. Um lutador é aquele campeão que terá um pouco de resistência na build (seja armadura, resistência mágica, hp, ou em alguns casos velocidade de ataque), dando mais estabilidade e durabilidade no combate corpo a corpo. Já um assassino é aquele campeão que focará a build mais em dano, alguns ítens dão um pouco de dano e resistência juntos, mas não fica tão resistente quanto um lutador. Como um assassino terá mais dano do que resistência, a sua função principal é escolher o momento exato para atacar um campeão inimigo e matá-lo o mais rápido que puder (ou deixá-lo beirando à morte), no caso da Diana, é possível matar o Adcarry ou o Mid do time inimigo em apenas um combo.

É bom que vocês conheçam o escalonamento de atributos dos campeões que desejam se especializar, isso faz com que você entenda como ele irá se comportar ao longo do jogo. Veja as estatísticas da Diana na imagem abaixo:

Diana - Escalonamento de atributos

Diana – Escalonamento de atributos

 

Habilidades

Habilidade passiva da Diana

Habilidade passiva da Diana

Essa é a habilidade passiva da Diana, ela tem permanentemente 20% de velocidade de ataque, e todo terceiro ataque básico causa um dano fixo (que aumenta de acordo com o seu level) mais um dano mágico adicional de acordo com o seu AP. Por exemplo: 100 (+200) de dano mágico. A Espada de Prata Lunar é como um elemento surpresa no combate da Diana, muitas vezes todas as suas habilidades estão em tempo de recarga e o seu oponente acha que irá te matar na troca de ataques básicos, quando de repente você desfere uma boa quantidade de dano no seu terceiro ataque. Em níveis mais altos e com uma build quase completa, a Espada de Prata Lunar fica com um dano muito próximo às outras habilidades de Diana, uma grande quantidade de dano. No geral, a passiva da Diana é parte fundamental do seu combo.

Habilidade botão Q da Diana

Habilidade botão Q da Diana

O Golpe Crescente da Diana é uma excelente habilidade por 2 motivos: no nível máximo e com um pouco de AP ele causa uma boa quantia de dano, e possui um range alto, ótimo para pokear os inimigos. Quando um campeão é atingido pelo Golpe Crescente, ele fica marcado por 3 segundos com o efeito Plenilúnio, este efeito faz com que o alvo seja revelado caso esteja escondido, e zera o tempo de recarga do botão R (explicarei melhor daqui a pouco).

Habilidade botão W da Diana

Habilidade botão W da Diana

O escudo Cascata Lívida da Diana também exerce duas funções em jogo: ele absorve dano ao mesmo tempo em que causa dano, e te ajuda a farmar. Você precisará saber usá-lo nos momentos certos, é possível por exemplo virar um duelo 1×1 quando o escudo explode e volta a absorver dano.

Habilidade botão E da Diana

Habilidade botão E da Diana

Com o Colapso Minguante você poderá trazer todos os inimigos ao redor para perto de você, ele é usado no meio do combo da Diana ou em qualquer momento no qual você não quer deixar o inimigo fugir (você pode inclusive puxar um inimigo para debaixo da sua torre por exemplo).

Habilidade botão R da Diana

Habilidade botão R da Diana

Diferente de outros campeões, a Diana não é um campeão ruim até o level 6, mas após ativar a ultimate Zênite Lunar é que ela fica realmente boa. Esta habilidade possui um range alto e é com ele que você conseguirá desferir um combo mortal. O tempo de recarga de Zênite Lunar é baixo, por volta de 20 segundos, portanto diferente de campeões que precisam escolher com extrema cautela o momento de ultar (pois senão será preciso esperar um tempo considerável de tempo de recarga), a Diana se torna um campeão com quem você irá ficar combando constantemente. Quando Zênite Lunar é usado em um inimigo que esteja marcado sob o efeito Plenilúnio, o seu tempo de recarga é zerado, sendo assim é possível usar o R duas vezes seguidas se for preciso.

Combando com a Diana

O combo completo da Diana causa uma grande quantia de dano em léveis altos e é relativamente simples de fazer.

Combo 1

Se você ainda estiver na fase de lane, tiver pego nível 6 e quiser tentar matar o seu inimigo, eu aconselho acertar alguns pokes com o Q antes de efetuar o combo, só para garantir que você irá matá-lo. Já no late game, você terá dano o suficiente para matar o Adcarry ou o Mid do time inimigo de uma vez sem precisar dar pokes antes, é um tipo de hard engage. O combo mais básico consiste em acertar o Q, ir para cima do inimigo com o R, ativar o escudo do W, acertar um ou dois ataques básicos, usar o E para ele não conseguir sair de perto de você, usar o R novamente, e depois tentar acertá-lo com mais ataques básicos para ativar a passiva.

Ficaria assim “Q > R > W > Ataque básico (1 ou 2) > E > R > Ataque básico para ativar a passiva (1 ou 2).

Desferindo o combo dessa forma você precisará torcer para matar dar instakill (matá-lo em uma tacada só), pois você estará com todas as suas habilidades em tempo de recarga e tecnicamente sem nenhum escape (o flash seria a melhor forma de poder escapar nesse momento). Com uma build focada em bastante AP  normalmente você consegue matar o Adcarry e o Mid com esse combo, mas é bom ficar atento.

IMPORTANTE: sempre acerte o Q antes de usar o R. Se você ultar sem ter acertado o Q, você terá perdido o dano do Q e o dano do segundo R, pois ele não terá o tempo de recarga zerado.

Dica: O Golpe Crescente (Q) causa dano em todos os inimigos que atravessar, portanto aproveite para acertar o máximo de campeões possível.

Combo 2

Uma coisa eu te digo por experiência própria, não tenha medo de ir para a porrada com a Diana só porque ela é um campeão AP e é relativamente frágil, ela tem um grande potencial melee que pode ser usado a seu favor. Mas como assim? Simples, às vezes é mais vantajoso começar o combo pelo ataque corpo-a-corpo com o escudo ativado, do que com o Q (de preferência quando você e o inimigo estiverem sozinhos).

Em algumas situações você se verá muito próximo à um campeão inimigo, nesse momento, ative o W e vá para cima dele para as bolinhas do escudo irem estourando, dê 1 ou 2 ataques básicos, use o E para trazê-lo para perto de você, mais um ataque básico, acerte o Q (ele estará perto de você então as chances de errar o Golpe Crescente são baixas), R, ataque básico para ativar a passiva e aí se ele conseguir sair correndo, você usa o R novamente para alcançá-lo à distância. Esse combo costuma funcionar muito bem também, mas vale lembrar que na hora H você pode ser forçado a usar o antes do desejado e talvez não dê tempo de dar 3 ataques básicos, agora vai depender mesmo da sua agilidade e de quem você está enfrentando.

Ficaria assim: W > ataque básico (1 ou 2) > E > ataque básico (1 ou 2) > Q > R > R > passiva (ou quando você conseguir usá-la)

IMPORTANTE: Não esqueça de ter consciência de quem você está enfrentando. Para começar esse combo corpo-a-corpo, é bom evitar inimigos que estiverem feedados ou muito tank, e tomar cuidado com os campeões AD (como Zed, Yasuo e Irelia por exemplo). No caso dos campeões AD, é provável que ganhe o 1×1 quem começar a atacar primeiro.

Diana na Jungle

A Jungle da Diana é boa pois graças ao escudo do W ela tem ganha um ótimo sustain, os bixos causam menos dano à ela do que em outros campeões. Em contrapartida, o gank só passa a ser efetivo após o level 6, quando você pode voar em cima do inimigo. Se você for jogar com ela na Jungle, upe o escudo no primeiro level, e depois decida se você irá masterizar o Q ou o W mesmo. Eu normalmente prefiro upar o Q.

Builds Diana League of Legends

Build é uma questão muito pessoal, ela varia de acordo com a sua visão e estilo de jogo. Há alguns ítens que são indispensáveis para cada campeão, mas é no decorrer do jogo de acordo com o time inimigo que você vai definir o que precisará comprar. Veja abaixo alguns ítens que são excelentes para a Diana e algumas builds que eu gosto de usar:

Consumíveis e ítens early game:

1. anel de doran Anel de Doran

2.frasco cristalino Frasco Cristalino

3.poçao de vida Poção de vida

4.poçao de mana Poção de mana

5.sentinela trinket ward  Trinckets (amuletos) e Wards (sentinelas)

Ítens ofensivos:

1. rabadon Capuz de Rabadon (acho essencial)

2. zhonya Zhonya (acho essencial)

3. sufocamento igneo Sufocamento Ígneo (um excelente ítem, mas você tem que se acostumar a usar a ativa do ítem no meio do combo)

4. Lich bane Perdição de Lich (acho essencial)

5. dente de nashor Dente de Nashor (ataque speed para combar com a passiva)

6. cajadodo vazio Cajado do vazio (quando um inimigo estiver muito tank pode ser uma boa alternativa)

7. sapatos do feiticeiro Sapatos do feiticeiro

8. grevas do berserker Grevas do Berserker (para uma build com ataque speed)

Ítens defensivos

1.bastao das eras Bastão das Eras (ótimo ítem para dar durabilidade em combate no mid e late game

2. ceto de rilay Cetro de Rilay

3. coraçao congelado Coração Congelado

4. anjo guardiao Anjo Guardião

5. cetro abyssal Cetro Abissal

6. warmog Warmog

7. veu da banshee Véu da Banshee

8. bota mercurio Botas do Mercúrio

Minhas builds:

Lembrando que a ordem dos ítens é você quem decide, monte de acordo com a sua necessidade.

Early game: Com o tempo você vai perceber que um dos pontos fracos da Diana é o fato dela ser facilmente counterada na lane, a maioria dos Mid lane tem range e como a Diana é melee às vezes fica muito difícil de farmar. Por esse motivo eu me acostumei a começar a partida com um Frasco Cristalino, 1 poção de vida e 2 poções de mana, isso faz com que eu consiga me manter mais tempo na lane sem precisar voltar na base, spamar habilidades mais vezes, não precisar ficar comprando poções toda hora (o Frasco Cristalino repõe 3 poções toda vez que você volta à loja), e aguentar pokes de campeões chatos como Ziggs, Ryze, Le Blanc, Kayle, Tristana. O Anel de Doran de fato dá uma série de vantagens (vida, AP e recuperação de mana), mas sobra pouco dinheiro para poções e você precisaria de atenção redobrada aos pokes. Eu no caso, prefiro durar mais tempo na lane.

1 – Build de HP: Independente de quem eu esteja enfrentando na lane, eu costumo juntar 1600 de gold para comprar um Bastão Desnecessariamente Grande logo de cara, isso acredite você, faz toda a diferença no seu dano no early game, praticamente te garantindo uma kill ao realizar um combo. Depois do Bastão Desnecessariamente Grande, eu faço o Bastão das Eras completo (para ter HP, Mana e AP), bota do Mercúrio (para ter resistência mágica e Tenacidade), Rabadon (que usará o Bastão Desnecessariamente Grande) , Zhonya, Lich Bane, Cetro de Rilay ou Warmog. Com essa build você terá mais ou menos 3k de vida e um AP em torno de 500 – 600, ela te dá mais estabilidade no combate e causa um bom dano.

Bastão Desnecessariamente Grande > Bastão das Eras > Rabadon > Zhonya > Lich Bane > Warmog ou Cetro de Rilay > Bota do Mercúrio

2 – Build resistente: Campeões como Le Blanc, Annie e Tristana por exemplo, possuem um dano AP alto no early game, nesse caso uma boa alternativa é fechar o Cetro Abyssal como primeiro ítem para ter um pouco de dano ao passo que você terá resistência mágica. Se você ainda quiser manter a sua build um pouco mais resistente para o late game, feche o Bastão das Eras, Zhonya, Rabadon, 1 ítem de defesa (Coração Congelado, Anjo Guardião, Véu da Banshee, ou um Cetro de Rilay para vida e dano) e Bota do Mercúrio. Com essa build você precisará se posicionar bem em jogo, pois nem sempre conseguirá matar em apenas um combo.

Cetro Abyssal > Bastão das Eras > Rabadon > Zhonya > ítem de defesa > Bota do Mercúrio

3 – Build focada em dano: Se você estiver com uma lane tranquila, seu time estiver indo bem, por que não focar em dano e sair matando todo mundo?

Rabadon > Zhonya > Lich Bane > Cetro de Rilay > Sufocamento Ígneo ou Cajado do Vazio > Sapatos do Feiticeiro

IMPORTANTE: Mesmo em uma build focada em dano, eu recomendo sempre ter 1 ítem que dê vida ou algum tipo de resistência.

4 – Build com Atk Speed: Essa tem sido uma das minhas builds preferidas. Com o tempo você vai perceber também o poder que a habilidade passiva da Diana tem, ela causa tanto dano quanto suas outras habilidades, fazer com que usemos sua habilidade passiva mais vezes e mais rapidamente é a mágica do negócio. Com um Dente de Nashor e uma Grevas do Berserker a velocidade de ataque fica no ponto certo,você causará muito dano quando a passiva ativar.

Bastão das Eras > Rabadon > Zhonya > Lich Bane> Dente de Nashor > Grevas do Berserker

5 – Diana na Jungle: Não tem muito segredo. Você pode fechar o ítem de jungle Espectro Ancestral (irá ganhar mais dinheiro na jungle), e depois fazer sua build normalmente. Eu aconselho você à observar o andamento da partida, se estiver tranquilo, feche um ítem que te dê uma boa quatida de dano, se tiver algum campeão inimigo feedado ou uma lane complicada de gankar, feche um ítem que lhe dê vida (Cetro de Rilay, Bastão das Eras, etc) para conseguir gankar com mais tranquilidade.

Volto a repetir que as builds são pessoais e variam de acordo com a sua noção de jogo, mesclem os ítens que você achar necessário e descubra a sua própria Diana!

***

Por enquanto é isso galera, espero que tenha gostado e acima de tudo, ajudado vocês! Aproveito para dizer que no decorrer dos dias daqui para a frente, hora ou outra eu poderei alterar algumas coisas aqui no guia, pois o League of Legends vive sendo atualizado. Não deixem de consultar o guia sempre que precisarem, um abraço!

1PGames – O blog de games onde você é o primeiro controle

Caio Melo
Mestre dos RPG's da era PSOne, debulhou todos os Final Fantasy de respeito e ainda sobrava tempo para umas partidinhas de Marvel VS Capcom 2 e Power Stone. Hoje está descobrindo a magia dos jogos indies e tentando superar o baque da decepção do Diablo III, depois de todos esses anos ainda acha que Heroes of Might and Magic 3 é um dos melhores jogos já inventandos na história da humanidade, depois do par ou impar.

3 Comentários on "Especial League of Legends – Guia como jogar de Diana"

  1. Jhon disse:

    Rapaz vou testar obrigado por sua dedicação e detalhamento nas informações, eu conseguindo ter sucesso volto aqui para lhe agradecer novamente obrigado.

  2. Wesley Xavier disse:

    Obrigado pelos ensinamentos, realmente muito bons, gostei muito. Comprei recentemente a Diana e realmente é um excelente champion, dicas valiosas para jogar com ela e contra ela. Recomendo a todos os leitores jogadores de LoL.

  3. Jhow disse:

    Gostei dos detalhes.. muito bom ^^

Tem algo a dizer? Manda ver!