Análise – Naruto Ultimate Ninja Storm 3

Sem dúvida esse é um dos jogos mais esperados de 2013 por nós aqui no 1PGames, com toda a hype que se criou ao longo dos últimos meses estávamos ansiosos para debulhar esse game. O resultado dessa nova empreitada no mundo ninja você confere na nossa análise do Naruto Ultimate Ninja Storm 3.

 

O jogo é a continuação direta dos acontecimentos no final de Naruto Ultimate Ninja Storm 2, com Konoha destruída após o ataque de Pain e todos trabalhando para reconstruir a vila, e vai até a luta do Naruto contra Tobi Rinnegan e os Jinchurikis. A campanha single player segue o mesmo sistema usado no Naruto Storm 2, mas com algumas mudanças interessantes, dessa vez o avanço na história acontece praticamente sem side quests, ficando todas as missões extras para depois do término da história, o que facilita e muito a vida dos jogadores que estão fazendo a campanha apenas para liberar todos os personagens.  Houveram algumas mudanças em relação a jogabilidade do Naruto Ultimate Ninja Storm Generations, algumas bem vindas e outras nem tanto, pontos que iremos abordar mais para frente nessa análise.

A quarta grande guerra Ninja

Imagem de Amostra do You Tube

A história do game segue muito bem a história do Anime até onde é possível, visto que o jogo avança mais do que o desenho em si. O final do game será um pouco diferente do desfecho do mangá, mas visto que o jogo precisava acabar em algum momento sem dar spoilers dos acontecimentos futuros da série, é possível considerar que a Cyber Connect 2 fez um bom trabalho nesse quesito. Além do mais, a campanha single player tem entre 10 e 12h de gameplay sem as side quests, o que é um tempo bastante razoável se tratando de um jogo de luta, fazendo tudo a campanha passa das 20h.

Um ponto forte é que a forma como a história é contada no game é realmente de tirar o fôlego, as cutscenes e boss battles te fazem sentir na pele a sensação da luta que está acontecendo e muitas vezes o desfecho é até mais emocionante do que o do desenho em si. A única coisa que deixa um pouco a desejar é que temos a impressão que o final do jogo é muito mais emocionante do que o início, parece que houve uma preocupação maior com as batalhas do final, que são mais polidas, mais difíceis e com certeza mais interessantes. Aliás, a dificuldade baixa é um ponto a ser criticado em toda série de Naruto, que mesmo no nível máximo ainda é brincadeira de criança para um jogador mais experiente.

Nota História: 8.0

Um jogo que faz os olhos brilharem

Uma coisa inegável sobre Naruto Ultimate Ninja Storm 3 é que os gráficos são de encher os olhos, o trabalho feito pela Cyber Connect 2 é sensacional, realmente parece que você está jogando um desenho e as expressões dos personagens, além de ser idênticas as do desenho, são um espetáculo a parte, os novos ultimate jutsus são simplesmente épicos e lindos de se ver. As cutscenes do modo campanha estão ótimas como sempre, o que reforça ainda mais a característica de que o trabalho da produtora é  feito com o mesmo carinho e empenho de um fã. O único ponto ruim é que os ultimate jutsus dos personagens dos jogos anteriores ainda são os mesmos, e praticamente não sofreram alteração, seria ótimo se eles renovassem alguns personagens, mas não chega a ser um ponto negativo.

Nota Gráficos: 9.0

Mais equilibrado do que nunca

Como jogo de luta, Naruto Ultimate Ninja Storm 3 está evoluindo muito, a jogabilidade sofreu diversas melhorias e novas possibilidades, a sensação é de que a cada jogo lançado da séria é preciso se adaptar e se desenvolver novamente. A opção de awakenning a qualquer momento da luta para alguns personagens realmente faz muita diferença, podendo significar o fim do adversário que cometer um erro, além disso a barra de substituição sofreu uma redução e agora só é possível usa-la 4 vezes ao invés de 5 o que muda bastante o plano de batalha usado no Naruto Ultimate Ninja Storm GenerationsOs suportes também estão mais ativos na luta e suas ações não estão limitadas a apenas uma situação como era antigamente, agora o suporte balance além de receber o ultimate jutsu em seu lugar, também te salva de situações de ring out (outra novidade) e dos ataques recebidos do suporte Attack do seu adversário, então continuar o combo após seu oponente quicar no chão nem sempre é uma possibilidade.

Além disso foi adicionado um tipo de ataque em grupo em que você segura o botão B ( ou bolinha no PS3) e começa uma seção de ataques com os seus suportes executando combos. Alguns personagens também foram balanceados e muitas das táticas usadas anteriormente deixam de funcionar, como o agarrão seguido de ultimate jutsu de Naruto e o loop infinito de agarrões da Mizukage. Como nem tudo é notícia boa, todos os personagens perderam um combo de seu arsenal, e agora as únicas variações são a de usar o combo segurando para cima e para baixo. Vale destacar também que a quantidade de personagens jogáveis é enorme e as possibilidades são vastas, a única comida de bola nesse quesito foi que a Cyber Connect 2 não deixou disponíveis personagens aguardados pela comunidade, como os sete ninjas espadachins da névoa, Kinkaku e Gingaku e os antigos Kages, vamos esperar para ver se eles não dão as caras em um DLC futuro.

Nota jogabilidade: 9.0

Dublagem de qualidade

A trilha sonora do jogo segue a risca do que é feito no Anime, nem melhor nem pior, mas vale ressaltar o ótimo trabalho feito na dublagem e sincronização. Ao comprar Naruto Ultimate Ninja Storm 3 não pense duas vezes para colocar o audio em japonês, faz absolutamente toda a diferença, as músicas e melodias em si seguem bastante a linha do que conhecemos do Anime ora bastante emotivas e ora agitadas nos momentos de tensão.

Nota trilha sonora: 8,5

Não sei que língua é essa

Um ponto importantíssimo e falha feia do jogo é o trabalho de tradução, a tradução feita para o português do Brasil é pior do que amadora, parece que o jogo inteiro foi jogado no Google tradutor e depois transcrevido para o jogo. Os erros de digitação são constantes, além de que a tradução feita para uma palavra às vezes aparece de um jeito e às vezes de outro, e nem os nomes de personagens escapam as vezes, exemplo horrendo disso é que por vezes o jogo chama o Killer Bee de “abelha assassina” ou “abelha” mesmo depois de escrever Killer Bee no texto. Para vocês terem noção da gravidade da situação, o texto da última batalha aparace como CAPÍTULO FIANL! Os caras não se deram ao trabalho de revisar o texto, além de que algumas passagens passam do nível de mal feito para incompreensível, uma pena, pois vários momentos de frases de impacto dos personagens ficam comprometidos por uma legenda porca. O pior de tudo é que você fica preso a essa tradução, pois  não existe a opção de troca de idioma do jogo. Resumindo, é possível entender o que se passa na história mas é a mesma sensação de escutar a leitura da bíblia com o Sid Moreira falando “pobrema”, perde toda a credibilidade.

Nota Tradução: 0

Conclusão

Naruto Ultimate Ninja Storm 3 é um prato cheio para os fãs da série e um ótimo jogo de luta para quem não é tão fã assim. A campanha principal tem altos e baixos, mas oferece cerca de 12h de gameplay com batalhas contra chefes marcantes e extremamente bem executadas. As melhorias na jogabilidade tornaram o jogo mas equilibrado e com certeza tornaram o multiplayer ainda mais atrativo, tanto para disputas online quanto offline. Tudo isso embalado por um trabalho de dublagem de muita qualidade mas infelizmente traduzido com preguiça e desleixo digno de amadores, o que praticamente nos faz esquecer dos pontos altos do game.

Nota final: 8.0

1PGames – O Blog de games onde você é o primeiro controle

Grisa
Gamer desde pivetinho, já passou por situações extremas do mundo gamer, como noites escuras ao volante em River Raid, lutas sangrentas de Street Fighter, disputas com terroristas no Call of Duty e até uma partida infinita de jogo da velha. Se você tem alguma dúvida sobre um jogo, esse é o cara para perguntar.

7 Comentários on "Análise – Naruto Ultimate Ninja Storm 3"

  1. Seijownes disse:

    Muito boa a análise, não vejo a hora de por as mãos no jogo.

  2. Thg disse:

    Será que não vão liberar atualização para correção desses erros de tradução???

  3. Pedro disse:

    Eu acho que eles podiam era tirar as substituições limitadas e voltar a por as clashes!

  4. Fil disse:

    Como entro na tela de ‘coleçoes’? Nao consigo :/

  5. gabriel groppo disse:

    Caara como faz pra fazer o rasengan com as duas mão com minato
    ??

    • Abel Melo disse:

      Ele não tem esse ataque Gabriel, até o momento apenas o Naruto Sage consegue fazer isso. Vamos torcer para que nos próximos jogos isso mude =)

Tem algo a dizer? Manda ver!