Análise de games – Dark Souls 2

Só há um grande jogo nesse mundo que com segurança pode ser lançado no mesmo dia de um jogo tão aguardado quanto Titanfall. Sua audiência é diferente e mais particular, suas características são distintas da maioria dos games atuais, e o grande ponto forte do título é ele ser extremamente difícil com quase 100 horas de gameplay. Bem-vindo ao mundo de Dark Souls 2.

dark5

MAIOR E MAIS VARIADO

Os mundos que a From Software apresentaram em Demon’s Souls e Dark Souls já eram vastos e cheios de inimigos muito intimidadores, e isso não poderia ser diferente na continuação.

Dark Souls 2 tem tudo que esperávamos de uma excelente sequência, áreas completamente novas, abertas e extensas, além de todas guardarem segredos que precisam de horas de atenção e revisitação para serem descobertas. Agora, felizmente, temos desde o começo o poder de teletransporte para as outras cidades, algo que nos games anteriores só era conseguido apenas 20 horas depois do início.

dark1

Os chefes, mais distintos um dos outros e com um visual extremamente bem trabalhado e sombrio são outro destaque no título e que representam bem o significado de “maior e melhor”.

PREPARE-SE PARA MORRER… DE NOVO

Por que nós amamos e odiamos tanto Dark Souls? Desde o primeiro título, a dificuldade apresentada é muito elevada, há poucos tutoriais, poucas cutscenes e é necessário ter habilidade e estratégia para completar as áreas. Mas é justamente essa dificuldade absurda que me moveu durante a jornada.

Após morrer, eu não ansiava pelo próximo item ou pelo novo NPC que eu iria conhecer, eu queria usar todo o meu conhecimento adquirido nas derrotas anteriores para passar por aquela área recebendo pouco dano, e matando cada vez mais montros, não era uma questão de deixar o meu personagem mais forte, mas sim de me deixar mais forte. Estamos falando de ganhar experiência para evoluir o jogador e não o personagem.

dark2

Além disso, o sistema de batalhas continua cruel. Com o tempo o jogador pega o jeito, que consiste em nunca tentar matar 2 ou mais monstros de uma vez, a inteligência artificial não perdoa, e terão momentos em que esquecer de levantar o escudo vai te levar à morte quase que instantaneamente. Na verdade, serão muitos momentos assim. Dark Souls 2 não é um jogo que para quem desiste, é um jogo que exige determinação, e te recompensa de acordo.

O game ficou um pouco mais acessível no começo, iniciantes serão apresentados de forma ligeiramente mais gentil, mas essa bondade só dura até o término da primeira hora de gameplay.

SOMBRIO E ASSUSTADOR

A atmosfera presente nos jogos da série também marca presença em Dark Souls 2. Suas longas viagens entre as regiões do vasto mapa são basicamente compostas pelos sons e visuais assustadores dos monstros, a trilha sonora nesses momentos é quase inexistente e os diálogos são mínimos.

dark3

A ambientação do jogo é perfeita e a sensação de solidão é constante, como de praxe nos jogos da franquia. Nunca nenhum outro jogo me intimidou tanto quanto esse. Minha jornada foi marcada por diversos momentos tensos e por caminhos escuros e sombrios.

CONCLUSÃO

dark4Dark Souls 2 é resultado do incrível trabalho da From Software nos últimos anos, tornando-o um modelo de RPG a ser seguido, com uma atmosfera incrivelmente sombria, chefes extremamente intimidadores e um vasto mundo a ser explorado da sua maneira.

Tudo isso combinado à mudanças na fórmula que foram inteligentes, deixando o título mais acessível aos iniciantes sem comprometer o que conquistou os fãs nos jogos anteriores da série, Dark Souls 2 é uma experiência única e não só honra o nome da franquia como a eleva a um novo patamar.

NOTA FINAL: 10.0

1PGames – O blog de games onde você é o primeiro controle 

Pedro Galani
Amante de jogos de ação, tais como Call of Duty, Rainbow Six, Splinter Cell e Counter-Strike. Teve inúmeras partidas inesquecíveis no FIFA 09, onde só escolhia o Arsenal. Também se divertiu demais fazendo memoráveis enterradas no NBA Ballers, do PS2. Sua real paixão é o mundo dos games, mas tem um "affair" com certas séries de TV, como Dexter, Breaking Bad e Sherlock (BBC).

Tem algo a dizer? Manda ver!